A Escala para Avaliação e Classificação de Ataxia (SARA, Scale for Assessment and Rating of Ataxia) é um instrumento clínico elaborado especificamente para quantificar a ataxia. Foi desenvolvida por Schmitz-Hübsch et al. e é reconhecida pela sua confiabilidade na avaliação da ataxia cerebelar tanto em crianças quanto em adultos.
A escala é composta por oito itens que medem diferentes comprometimentos tipicamente observados na ataxia cerebelar. Esses itens incluem avaliações de marcha, postura, sentar, distúrbios da fala, teste de perseguição do dedo, teste dedo-nariz, movimentos alternados rápidos das mãos e o teste de deslizamento calcanhar-tíbia.
Cada uma dessas categorias é pontuada com base no nível de comprometimento, com a pontuação total na SARA variando de 0, que indica ausência de ataxia, a 40, indicativo da forma mais grave de ataxia.
Esta escala ganhou aceitação devido à sua capacidade de resposta a diferentes graus de gravidade da ataxia, particularmente em pacientes com ataxia espinocerebelar, pois permite uma avaliação matizada da progressão da doença ao longo do tempo. A aplicação da SARA é considerada simples, tornando-a uma ferramenta prática para os clínicos avaliarem o nível de comprometimento da ataxia em um ambiente clínico.
Referências
Subramony SH. SARA--a new clinical scale for the assessment and rating of ataxia. Nat Clin Pract Neurol.2007; 3(3):136-7.
Schmitz-hübsch T, Fimmers R, Rakowicz M, et al. Responsiveness of different rating instruments in spinocerebellar ataxia patients. Neurology. 2010; 74(8):678-84.
Schmitz-hübsch T, Du montcel ST, Baliko L, et al. Scale for the assessment and rating of ataxia: development of a new clinical scale. Neurology . 2006; 66(11):1717-20.