top of page
Foto do escritorGrupo de Estudos em Transtornos do Movimento

Inventário de depressão de Beck

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Este questionário consiste em 21 grupos de afirmações. Depois de ler cuidadosamente cada grupo, faça um círculo em torno do número (0, 1, 2 ou 3) próximo à afirmação, em cada grupo, que descreve melhor a maneira que você tem se sentido na última semana, incluindo hoje. Se várias afirmações num grupo parecerem se aplicar igualmente bem, faça um círculo em cada uma. Tome cuidado de ler todas as afirmações, em cada grupo, antes de fazer sua escolha.



NOTA:

Os valores básicos são: 0-9 indicam que o indivíduo não está deprimido,

10-18 indicam depressão leve a moderada,

19-29 indicam depressão moderada a severa e

30-63 indicam depressão severa.

Valores maiores indicam maior severidade dos sintomas depressivos.


Referência:

Gandini, RC. Martins, MCF. Ribeiro, MP. Santos, DTG. Inventário de depressão de beck – BDI: validação fatorial para mulheres com câncer. Psico-USF, v. 12, n. 1, p. 23-31, jan./jun. 2007





Sobre o autor

Aaron Temkin Beck é um renomado psiquiatra americano, frequentemente referido como o pai da terapia cognitiva (TC). Ele desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma abordagem terapêutica focada na correção de pensamentos negativos e distorcidos. Beck é também o criador da Escala de Depressão de Beck (BDI), uma ferramenta de autoavaliação amplamente usada para medir a severidade da depressão. Sua influente pesquisa e metodologias transformaram o campo da psicologia clínica, estabelecendo a eficácia da TCC no tratamento de diversos transtornos psicológicos.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page