PROBE-PD - Prodromal and Overt Parkinson´s Disease Brazilian Epidemiological Study
O PROBE-PD-Candangolândia é um estudo de pesquisa que busca avaliar a prevalência da doença de Parkinson em Candangolândia-DF, uma cidade da região Centro-Oeste do Brasil. Este estudo faz parte de um projeto nacional denominado “PROBE-PD: Prodromal and overt Parkinson's Disease Epidemiological Study in Brazil”, que compreende as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país.
O objetivo principal do estudo é realizar uma avaliação de todas as pessoas da comunidade que tenham 60 anos ou mais, para investigar a frequência da doença de Parkinson e determinar quais são os fatores de risco e os sintomas iniciais mais presentes na população idosa. A Unidade Básica de Saúde I (UBS-I) de Candangolândia, por intermédio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF), fornece todo apoio logístico para a pesquisa.
A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa progressiva que está aumentando sua prevalência consideravelmente nas últimas duas décadas, sendo provavelmente uma das doenças neurológicas de mais rápido crescimento no mundo. Melhorar a detecção da doença em seus estágios mais iniciais pode aumentar as chances de desenvolver um medicamento que ajude a parar a doença. Além disso, um melhor conhecimento sobre a prevalência da doença no país pode trazer um grande impacto para as políticas de saúde.
Este projeto é financiado pela Michael J. Fox Foundation – MJFF e envolve quatro comunidades no Brasil: (1) Veranópolis-RS, (2) Porção insular de Belém-PA; (3) Jacobina-BA e (4) Candangolândia-DF. Essas comunidades representam diferentes regiões brasileiras, com distintas composições étnicas e socioeconômicas, permitindo capturar a diversidade do país.
A metodologia de triagem inclui convites para participar do estudo por meio de ligação telefônica ou visita presencial (porta-a-porta), com os seguintes critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 60 anos e residência permanente em Candangolândia. O estudo é composto por duas fases, a primeira fase de triagem sociodemográfica, triagem de sintomas motores e triagem de sintomas não motores, enquanto a segunda fase é uma avaliação clínica por neurologistas e questionários relacionados a processos cognitivos e motores.
Os resultados deste estudo podem gerar dados importantes na busca por tratamentos mais efetivos, especialmente na fase mais inicial da doença. A avaliação dos aspectos cognitivos, comportamentais e do sono será disponibilizada de forma individual para cada paciente e, se houver qualquer alteração neurológica identificada, os pacientes serão orientados a como seguir sua investigação e/ou tratamento caso seja necessário.
Conheça mais sobre o estudo nos links abaixo:
https://www.probecandangolandia.com
Conheça o protocolo detalhado do estudo conforme publicado no ClinicalTrials.Gov:
https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT05677529
https://ichgcp.net/clinical-trials-registry/NCT05677529